Em reunião com prefeitos de municípios vizinhos ao Distrito Federal,
o governador Ibaneis Rocha (MDB) não descartou decretar lockdown nas
divisas de Brasíla com cidades do Entorno. O chefe do Executivo local
ressaltou que tudo não passa de um estudo e que vai depender do
comportamento do coronavírus nessas regiões.
“Eles [prefeitos] acertaram que vão fazer um decreto com o fechamento de estabelecimentos. E eu fiquei de estudar, aqui no DF, se nessas áreas fronteiriças vamos também fazer o fechamento a fim de poder diminuir o impacto dessa doença”, pontou.
O titular do Palácio do Buriti citou um exemplo para embasar seu entendimento. “A argumentação trazida pelos prefeitos é muito interessante: você tem, por exemplo, o caso entre Santa Maria e Novo Gama, onde só tem uma pista que divide. Então, não adianta fechar do lado de lá, se com uma passagem de uma pista as pessoas conseguem se aglomerar em Santa Maria”.
Ibaneis ainda comentou que se as variantes mais agressivas da Covid-19 começarem a circular em solo brasiliense, avalia voltar a adotar medidas mais duras de restrição.
As falas do emedebista ocorreram durante encontro com os prefeitos do Entorno realizada na tarde desta quinta-feira (25/2), no Palácio do Buriti.
Na ocasião, ele anunciou a criação de um convênio de pactuação com os municípios para ampliar o atendimento a pacientes com Covid-19 residentes nos municípios situados ao redor da capital do país. “Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento”, disse .
Com a medida seja aprovada, pode ocorrer a transferência de leitos e recursos das cidades do Entorno para Brasília. Dessa forma, como explicou o Ibaneis, “o recurso acompanha o paciente”.
Fonte: Metropoles DF